domingo, 30 de setembro de 2012

Muita alegria tomou conta da caminhada desta manhã no Alto do Pascoal e Bomba do Hemetério


 A manhã ensolarada do domingo foi perfeita para caminhar entre o Alto do Pascoal e a Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife. Quem comandou a caminhada foi João Paulo, ao lado da entusiasmada militância vermelha e de candidatos a vereadores.
 "Vou colocar toda a minha experiência de 42 anos de militância para ajudar o companheiro Humberto Costa continuar com o trabalho que o PT começou nesta cidade quando fui eleito em 2000", afirmou João Paulo aos repórteres durante a caminhada.
 Em seguida, o candidato a vice falou da competência de Humberto, citando programas como o SAMU, as Academias da Cidade, o Programa Brasil Sorridente  e de como foi importante ajuda do candidato 13 na articulação para trazer a fábrica da Fiat para Pernambuco.

Se ligue no alerta da Justiça Eleitoral nos dias que antecedem a eleição



 Brasília – A uma semana das eleições municipais, a Justiça Eleitoral aumenta a fiscalização sobre o cumprimento da legislação que determina uma série de regras às vésperas da votação. Aproximadamente 140 milhões deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador.  De terça-feira (2) até o dia 9 nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em flagrante delito ou devido a sentença criminal condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto.
 Três dias antes das eleições, na quinta-feira (4), está fixado o limite para os candidatos fazerem campanhas de rua e comícios. Também a partir dessa data os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar.
 Na quinta-feira (4) será o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de  rádio e televisão, assim como em reuniões públicas ou comícios, com a utilização de aparelhagem de som.
 Dois dias antes das eleições, na sexta-feira (5), será o último momento para a divulgação paga, na imprensa escrita e na internet, de jornal de propaganda eleitoral. A véspera da votação, no dia 6, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propaganda eleitoral usando alto-falantes e amplificadores de som.
 As votações, no dia 7, ocorrem das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferências, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleitoral por meio de grupos de pessoas e carros de som. A partir do fechamento das urnas, há a emissão dos boletins de urna e o início da apuração e da totalização dos resultados.
Com informações da Agência Brasil

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Não perca Humberto no programa de Samir Abou Hana, na tarde desta sexta-feira (28)

 A partir das 12h desta sexta-feira (28), o candidato Humberto Costa estará participando do programa de Samir Abou Hana, na TV Nova Nordeste. Durante o bate papo com o apresentador, Humberto abordará diversos temas como cultura, educação, saúde, sustentabilidade, desenvolvimento, assim como outros pertinentes à administração da prefeitura  de uma capital como o Recife, confirmando a sua liderança e diferenciada articulação política.
 O programa do Samir Abou Hana se coloca a serviço do povo com uma particular responsabilidade social e é exibido na TV Nova Nordeste - canal 22 - de 12h às 13h. A programação também pode ser acompanhada pela internet clique aqui e assista.
 Após o programa, Humberto seguirá para a grande Onda Vermelha concentrada na praça Maciel Pinheiro e seguirá pelas ruas do Centro do Recife.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Onda vermelha vai avermelhar as ruas do Recife


 Vista-se de vermelho e traga toda a sua alegria e emoção para caminhar nas ruas do centro do Recife com Humberto Costa e João Paulo. 

Nota da Ministra da Cultura Marta Suplicy confirma que o setor é "abrangente, complexo e desafiador"

 "Agradeço as boas-vindas do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores, em resolução datada de 20 de setembro. Recebo também com muita alegria e entusiasmo essa acolhida. Como bem destaca o documento, a pauta do setor é "abrangente, complexa e desafiadora".  Contribuições ao debate são bem-vindas e sempre terão nossa atenção e análise. Estamos em sintonia ao pensar em "deixar uma marca cultural no Governo da Presidenta Dilma" e na avaliação que a classe trabalhadora brasileira, depois de experimentar elevação à classe média, pode conquistar mais e melhor acesso aos bens culturais e educação de qualidade, sem esquecer os menos favorecidos, os que ainda não ascenderam.
 Como prefeita que tive a honra de ser, em São Paulo, muito me orgulha ter construído, com apoio do meu partido, os CEUs (Centros Educacionais Unificados), onde fizemos o esforço de levar o melhor da educação e cultura a quem estava abaixo da linha da pobreza. Os CEUs foram erguidos a partir de critérios que observaram o mapa da exclusão social.
 Quando ministra do Turismo, no governo Lula, inclusão foi o eixo pelo qual pautei as principais ações da Pasta. Compreendia que viajar era um direito de todos(as) brasileiros(as), para o bem-estar, para visitar a família e amigos, conhecer novos lugares, enriquecer-se culturalmente; também para girar a economia do país, no ciclo de virtuoso de desenvolvimento que experimentamos. Uma visão republicana, democrática, participativa, com respeito e valorização do ser humano é o que tenho como diretrizes no presente desafio. Interação com a educação, cultura para todos(as), nas mais variadas formas de expressão, com respeito à arte, aos artistas e aos cidadãos.
 Reitero todos os pontos do meu discurso de posse e em destaque, reafirmo a urgente necessidade de implantação do Vale Cultura.
 Destaco o já muito proveitoso encontro que tive recentemente com os ativistas da cultura digital, e as agendas de imersão em órgãos da Cultura e espaços de exibição de arte. Compreender as estruturas, aprofundar o debate, respeitar as considerações de todos(as) é o caminho de uma gestão de excelência, que almejamos.
 Conto com todos(as), a sociedade civil brasileira, servidores(as), órgãos governamentais de todos os níveis de poder e, principalmente, com a confiança da nossa Presidenta Dilma Rousseff para levar adiante uma proposta para a Cultura ousada, criativa e à altura dos desafios do século 21. Nosso diálogo, permanentemente, está aberto".



Marta Suplicy
Ministra de Estado da Cultura


Prazo para tirar 2ª via do título de eleitor termina às 18h desta quinta-feira


 Quem perdeu o título de eleitor tem apenas até às 18h desta quinta (27) para solicitar a segunda via. É só comparecer ao cartório eleitoral com comprovante de residência, a carteira de identidade e uma cópia dela, além do pedido para requisitar a segunda via do título de eleitor.
 As eleições municipais de 2012 ocorrem no dia sete de outubro e o segundo turno, em 28 de outubro. Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de eleitores estão aptos para a escolha de prefeito e vereador.
 Para votar, o eleitor não precisa apresentar o título. É necessário mostrar apenas um documento de identificação oficial com foto - carteira de identidade, de trabalho, de habilitação, passaporte ou qualquer outro documento oficial.  No entanto, é fundamental, confirmar no título o número da seção e o local de votação. Se o eleitor não puder votar, terá de justificar a ausência, identificando o número do título, para preenchimento do formulário.
 Outra forma de solicitar a expedição da 2ª (segunda) via do Titulo, é visitando o site "Título Net", mantido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde é prestado um pré-atendimento ao Eleitor para este e outros serviços.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Confira a agenda de Humberto Costa para esta quinta-feira (27)



10h30 -  Visita ao Colégio Boa Viagem e debate com os alunos
Local: Boa Viagem: Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 539 - Boa Viagem;

18h30- Ato contra a privatização da Compesa
Local: Sindicato dos Urbanitários - Rua Barão de São Borja, 218/226 –Boa Vista;

19h30 - Caminhada no Vasco da Gama
Concentração: Em frente ao Mercadinho Meu Rei – Rua Nova Descoberta – Próximo à subida do Visgueiro – Vasco da Gama.

Debate tem repercussão tão boa que vira enquete. Humberto fica na frente



 Os quatro candidatos a prefeito do Recife mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos protagonizaram mais um embate na noite dessa terça-feira (26), durante debate da TV Jornal. Para você, quem foi melhor?

Veja aqui o debate da última noite na TV Jornal

 Se você perdeu o debate da noite anterior na TV Jornal, não se preocupe. Aqui pelo blog Cultura é 13 você pode acompanhar o brilhante desempenho de Humberto nos quatro blocos do debate e constatar que ele é o mais preparado para assumir a Prefeitura do Recife. 







terça-feira, 25 de setembro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS RECIFENSES

 Sobre as declarações do presidente da Compesa, a coligação PARA O RECIFE SEGUIR MUDANDO esclarece:
  1.  O documento assinado pelo então prefeito do Recife, João Paulo, não tem qualquer relação com o edital de licitação da PPP da Compesa, lançado em 2012, quatro anos depois de o ex-prefeito ter deixado o cargo.
  2. O documento assinado por João Paulo apenas formalizou a transferência do sistema de água e esgoto do Recife para a Compesa, atendendo a uma determinação do Marco Regulatório do Saneamento, aprovado pelo Congresso. A mesma medida foi adotada por outros municípios de Pernambuco e do Brasil.
  3.  É importante deixar claro para a população que não somos contra o instrumento da Parceria Público Privada. Nos opomos ao modelo adotado para o caso da PPP da Compesa, que penaliza as áreas desurbanizadas, exclui cerca de 20% da população mais pobre da cidade e vai acarretar em aumento das contas de água.






Daqui a pouco tem debate na TV Jornal #HumbertoEuConfio


Confira a agenda de Humberto Costa para esta quarta-feira (26)


16h30 - Debate com representantes da Associação de Empresas do Distrito Industrial do Curado e Várzea - ASSINC
Local: Nagem - Rua Jornalista Murilo Marroquim, n. 220 – Várzea;


19h - Caminhada no Coqueiral - Tejipió
Concentração: Estação do metrô de Coqueiral;


21h30 - Jantar de adesão – EVENTO DA VEREADORA OLGA -PP
Local: Restaurante Sal e Brasa – Av. Recife, nº 451 – Ipsep.

A Cultura Digital como aliada no processo de transformação social


 Outro desafio estratégico é a articulação da produção cultural com os meios de Comunicação, notadamente os novos ambientes de comunicação em rede. A cultura digital, as rádios e TVs comunitárias, os blogueiros, os sites da imprensa alternativa, os jornais comunitários e independentes, o movimento de software livre, os pontos de cultura e coletivos independentes são um emaranhado de redes que dialogam de forma direta e orgânica com a Cultura.  As novas tecnologias têm impactado fortemente as práticas de criação, produção e distribuição de bens culturais.
 Estamos vivenciando um tempo em que o mundo digital faz parte do cotidiano de milhões de pessoas, e claramente se percebe que está em curso a consolidação de novas formas de criação e compartilhamento por meio da cultura digital. É fundamental garantir o acesso de toda a população aos mecanismos de produção e distribuição de informação e cultura, por isso o PT reafirma seu compromisso com a democratização dos meios de comunicação, em especial da internet.
 Nesse sentido, o Plano Nacional de Banda Larga e o novo marco regulatório das Comunicações serão importantes instrumentos no processo de democratização da informação, de garantia à liberdade na geração e veiculação de conteúdos da produção cultural brasileira.
 O Partido dos Trabalhadores reafirma o seu compromisso com a liberdade de criação e com as novas formas de manifestação político-cultural que estão sendo possíveis através da utilização de novos instrumentos de comunicação. Hoje em dia a internet, os softwares livres e várias ferramentas digitais, inverteram a lógica dodownload, de somente consumir conteúdos para a lógica do upload, de compartilhamento livre de conteúdos e informações.
 Importante é sublinhar a emergência do Comum, ao lado do Estado e do Mercado, com sua lógica própria, colaborativa e descentralizada. A cultura digital, ao horizontalizar e descentralizar a produção de conteúdos, também tem sido fundamental para se pensar no novo papel dos intermediários em relação à cultura - um papel colocado cada vez mais em xeque pela cultura ponto a ponto própria do mundo digital. Ações cidadãs em rede emergem e se potencializam neste novo ambiente e o PT, como partido de vanguarda que é, compreende e apoia estas manifestações.

Com informações do  Coletivo Nacional de Cultura do PT

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Entenda um pouco mais sobre Cidadania Cultural, um direito de tod@s


 Da mesma maneira, o PT compreende que o desafio do acesso à cultura, à cidadania plena e à cultura como um direito básico, tem papel estratégico na disputa de valores e de hegemonia na sociedade brasileira. 
 Precisamos de maneira clara e aberta, como bandeira política, contrapor o Brasil cultural, da produção artística, da criatividade e da irreverência, com o Brasil consumista, individualista e mercadológico, que hoje infelizmente ainda tem a ampla maioria das consciências do povo.
 O Programa Cultura Viva, o Programa Mais Cultura e os editais nacionais são ótimos exemplos de democratização do acesso à cultura. Mas estes programas precisam de larga escala, precisam ter mais prioridade no orçamento, precisam atingir cada vez um número maior de cidadãos. Um país com 190 milhões de habitantes, precisa se desafiar a construir programas de universalização do acesso, a exemplo do que fizemos na educação pública, na assistência social e no SUS.

Pontos de Cultura: uma marca petista do incentivo aos fazedores de cultura

 A criação do programa Cultura Viva e de sua principal ação que são os Pontos de Cultura foi um marco nas relações entre Estado e fazedores de cultura no Brasil. A conceituação do programa foi resultado de debates ocorridos em todo o país ao longo de muitos anos de militância, processo no qual estiveram envolvidos militantes do PT muito anteriormente a nossa chegada ao governo federal. No MinC a proposta ganhou viabilidade e visibilidade transformando-se em um dos principais programas de nosso governo.
 O conceito dos Pontos de Cultura, na sua essência, reafirma o conceito de Cidadania Cultural, que se orienta pela afirmação do cidadão como protagonista do processo de construção simbólica e para o reconhecimento do novo. Por isso o PT afirma seu compromisso com o fortalecimento deste que se tornou um exemplo vitorioso de política pública de cultura.
 Eles estão espalhados pelo Brasil e contribuem de forma decisiva para a efetivação de um dos principais elementos da cidadania, que é o reconhecimento de que o povo brasileiro não é apenas consumidor, mas essencialmente produtor de cultura. O Partido dos Trabalhadores aponta como necessária a ampliação do Programa Cultura Viva, e neste próximo período devemos avaliar os resultados obtidos e avançarmos nas mudanças e correções de rotas necessárias para o aprimoramento e consolidação do programa, para que os Pontos de Cultura entrem definitivamente para a vida cotidiana da cultura brasileira como política de estado. Precisamos urgentemente promover mudanças na legislação brasileira que penaliza e desconhece as especificidades da produção e dos produtores culturais.
 O desenvolvimento de politicas públicas de Cultura não será possível com menos de 2% do orçamento da União. O Estado Brasileiro destinar 1% de seu orçamento para a Cultura é a prova mais cabal de que a cultura ainda é um tema sem prioridade. Para que ela possa ocupar este papel central, temos o desafio de nos próximos 10 anos, com as metas do PNC, reverter este quadro. Sabemos que este é um desafio de médio prazo. Mas a rapidez com que o Brasil está crescendo precisa vir acompanhada de cada vez mais cultura para a população.

Com informações do  Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores

Visualize as propostas de Humberto no iPhone. Baixe o aplicativo


 Na reta final de campanha, o candidato do PT à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, e o seu vice, João Paulo, lançam aplicativo com suas propostas para os usuários de iPhone. O app é chamado de “Humberto 13” e pode ser baixado diretamente pelo telefone, na App Store. Além do programa de governo, o aplicativo traz as notícias de campanha, a agenda, as fotos, os vídeos, o jingle oficial, as biografias de Humberto e João Paulo e os links das redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). Tudo para os eleitores que quiserem aderir a campanha petista.
 O aplicativo foi desenvolvido pela empresa recifense Trupe Comunicação.

Confira a agenda de Humberto e João Paulo para esta segunda-feira (24)





15h - Visita ao reitor Carlos Calado e ao Conselho Acadêmico da Universidade de Pernambuco – UPE.
Local: Reitoria da UPE- Sala do Conselho - Santo Amaro

18h30 - Caminhada no Alto do Mandu e no Alto Santa Isabel.
Concentração: Terminal do ônibus do Alto do Mandu.

18h30 - Caminhada no Córrego do Jenipapo
Concentração: entrada do Córrego do Jenipapo -Final da av. Norte sentido cidade/subúrbio (próximo ao posto de gasolina Esso que está desativado).

domingo, 23 de setembro de 2012

Saudação à nova Ministra da Cultura, Marta Suplicy, pela Secretaria Nacional de Cultura do PT


Foto: Divulgação
 Neste importante momento para a Cultura brasileira, nós militantes da cultura do Partido dos Trabalhadores não poderíamos deixar de tornar públicas as nossas opiniões acerca do momento que vive a cultura no Brasil e sobre os rumos do Ministério neste novo período que se inicia. 
 Em primeiro lugar, queremos dar às boas-vindas à Ministra Marta Suplicy, pois recebemos com muita alegria a notícia de sua nomeação.
 Somos conhecedores dos compromissos políticos da companheira em toda sua trajetória política e especialmente no tema da cultura, onde nos vários espaços públicos que ocupou representando o PT, demonstrou estar sintonizada com a pauta construída por nós e por tantos outros militantes da cultura no Brasil. Uma pauta que é ampla, abrangente, complexa e desafiadora. E por isso muito cara ao PT, que para o seu desenvolvimento o partido sempre contribuiu nas políticas públicas de cultura através de suas gestões municipais, estaduais e federal, nos parlamentos e nos movimentos sociais. Corroboramos com a afirmação feita no ato de posse da nova Ministra, de que é necessário “deixar uma marca cultural no Governo da Presidenta Dilma”, e em razão disso apresentamos algumas considerações para contribuir com o debate que tem sido travado entre nós e por todos que atuam na área cultural, especialmente agora em um momento de mudança na condução do MinC.
 As diretrizes políticas tiradas em nosso IV Encontro Nacional de Cultura do PT, em abril deste ano, apontam as ideias chave que temos defendido como Programa para a Cultura do Brasil, e sintetizam discussões que acumulamos desde a elaboração do documento “A imaginação a serviço do Brasil”, até os dias de hoje, contribuindo para a consolidação de uma Política Cultural do Século XXI.
Nos governos Lula e Dilma, cresceu o acesso ao emprego, à renda e ao consumo. E ao contrário do que alguns equivocadamente pregam, não foi uma nova “classe média” que surgiu, temos a convicção de que foi a classe trabalhadora brasileira que melhorou seu poder aquisitivo. E é preciso que isto seja acompanhado de maior e melhor acesso aos bens culturais, a uma educação e comunicação de qualidade, a uma visão de mundo democrática e socialista.
 Uma política que estimule a diversidade cultural, a cidadania cultural, a democratização das comunicações, a promoção dos direitos humanos, a democratização do acesso aos recursos públicos, o fortalecimento do pacto federativo, a cooperação internacional e a garantia do acesso público e gratuito aos bens e serviços culturais que o país produz.
 A universalização do acesso ao conhecimento, ao simbólico, à criatividade artística, material e imaterial, à história e à toda riqueza da nossa diversidade é prioritária, na perspectiva da emancipação humana e intelectual da grande maioria da nossa população.
 Garantir o direito de expressão das diversas culturas que formam a cultura brasileira é elemento central para um projeto democrático-popular e socialista. O colorido da diversidade cultural brasileira, a pluralidade de tantas etnias e culturas que conformaram o povo brasileiro, constituem o principal patrimônio de nosso país.
 Garantir a Diversidade Cultural no currículo escolar da rede de ensino, na transversalidade da ação do Estado e como política programática é necessário para efetivarmos a soberania e a independência cultural do povo brasileiro.
 Neste novo momento precisamos incluir a defesa dos Direitos Humanos como diretriz da política cultural do PT. È necessário fortalecer a interface da cultura com a promoção de políticas específicas como as políticas para as Mulheres, para a Juventude, para a população LGBT, para os Negros e Negras, para as Pessoas com Deficiência, Crianças e Adolescentes, Idosos e Indígenas.
 Para que a cultura possa ocupar um lugar de destaque nesta disputa de valores que é feita na afirmação de que somos diferentes, necessitamos de políticas públicas específicas e queremos que cada segmento tenha sua visibilidade, porque isso fortalece o Brasil e o Mundo plural que estamos construindo.

Carreata no Ibura de baixo na manhã deste domingo (23)



 A carreata da onda vermelha tomou conta do Ibura, na Zona Sul da capital, na manhã de domingo (23/9). Os candidatos do PT à Prefeitura do Recife, Humberto e João Paulo, percorreram mais de 10 quilômetros pelas URs e Lagoa Encantada. Cerca de 800 carros participaram da carreata, a segunda desta campanha.
 No percurso, que teve início na Avenida Dom Hélder Câmara, a população do Ibura demonstrou que

 está ao lado do PT, que transformou o bairro a partir da gestão de João Paulo, em 2001. Com bandeiras nas portas das casas, os moradores saudaram Humberto e João Paulo. No caminho foi possível avistar inúmeras obras realizadas pelo PT, como muros de arrimos e escadarias.

Fotos: Sérgio Figueirêdo e Társio Alves.
 




















Rui Falcão: Crescimento e inclusão social são marcas do modo petista de governar


Presidente nacional do PT gravou apoios para candidatos e candidatas petistas e destacou ações dos governo Lula e Dilma


 Ao gravar apoio na TV PT para o candidato do PT Humberto Costa, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, destacou as mudanças que o Brasil alcançou nos últimos anos e creditou o crescimento e a retirada das pessoas da extrema pobreza ao modo de governar petista, com inclusão social, cidadania e participação popular.
 “Com os governos de Lula e Dilma o Brasil voltou a crescer, a vida do povo melhorou, abriram-se oportunidades para todos. Um milhão de jovens chegaram às universidades graças ao Prouni”, destacou Rui Falcão.
 Com a ampliação dos programas do governo federal e dos recursos para o “Bolsa Família”, mais de 2 milhões de famílias extremamente pobres poderão ter uma vida melhor.
 Segundo Rui Falcão, as medidas adotadas pelo presidente Lula e pela presidente Dilma representam um passo definitivo para redução da extrema pobreza.
 “Milhões de pessoas chegaram a classe média para dar continuidade a este projeto é preciso eleger prefeitos e prefeitas comprometidos com o desenvolvimento nacional”, afirmou Falcão.
Com informações do Portal do PT

sábado, 22 de setembro de 2012

Carreata de Humberto e João Paulo no Ibura na manhã deste domingo (23)


  A carreata tem concentração às 8h na avenida Dom Helder, que fica na Vila do Sesi, no Ibura de Baixo. Venha, traga os amig@s e familiares, participe desta onda vermelha que vai fazer o Ibura tremer neste domingo (23) para eleger Humberto e João Paulo à Prefeitura do Recife.



Depoimento da sambista Luísa Pérola do Samba em apoio a Humberto Costa


 

"É muito importante votar em Humberto e continuar com os avanços, pois só vai acrescentar no meu release e no da cultura pernambucana. Com o PT a cultura avançou muito, por tudo: primeiro, em relação ao cachê, que a gente tinha uma dificuldade muito grande em receber, em ser igualado aos outros. A música pernambucana vem crescendo não só com o samba,  mas  com o maracatu, com o frevo, com os blocos líricos enfim, com um carnaval belíssimo criado na gestão do PT. Além disso, Humberto como senador trouxe muita coisa, até a oportunidade de se trabalhar cresceu muito. Então, Pernambuco só tem a ganhar com ele como prefeito".

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Confira a agenda de Humberto e João Paulo para o sábado (22)



08h30 - HUMBERTO E JOÃO PAULO - Café da manhã com evangélicos e entrega da Carta Compromisso.
Local: Comitê da Majoritária - Praça do Parnamirim


10h - HUMBERTO E JOÃO PAULO - Onda Lilás em Nova Descoberta -Com a presença da ministra Eleonora Menicucci - Secretaria de Política para as Mulheres.
Concentração: Em frente ao Mercado de Nova Descoberta – Av. Vereador Otacílio de Azevedo, esquina com Av. Nova Descoberta.

18h - HUMBERTO E JOÃO PAULO- Caminhada na UR-10 - Ibura.
Concentração: Ao lado do terminal de ônibus da UR-10 (Rua Alto Herval Novo).
Em frente à Escola Municipal Maria Adelaide de Barros.

Partidos divulgam nota em defesa do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva



 O PT, PSB, PMDB, PCdoB, PDT e PRB, representados pelos seus presidentes nacionais, repudiam de forma veemente a ação de dirigentes do PSDB, DEM e PPS que, em nota, tentaram comprometer a honra e a dignidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Valendo-se de fantasiosa matéria veiculada pela Revista Veja, pretendem transformar em verdade o amontoado de invencionices colecionado a partir de fontes sem identificação.
 As forças conservadoras revelam-se dispostas a qualquer aventura. Não hesitam em recorrer a práticas golpistas, à calúnia e à difamação, à denúncia sem prova.
 O gesto é fruto do desespero diante das derrotas seguidamente infligidas a eles pelo eleitorado brasileiro. Impotentes, tentam fazer política à margem do processo eleitoral, base e fundamento da democracia representativa, que não hesitam em golpear sempre que seus interesses são contrariados.
Assim foi em 1954, quando inventaram um “mar de lama” para afastar Getúlio Vargas. Assim foi em 1964, quando derrubaram Jango para levar o País a 21 anos de ditadura. O que querem agora é barrar e reverter o processo de mudanças iniciado por Lula, que colocou o Brasil na rota do desenvolvimento com distribuição de renda, incorporando à cidadania milhões de brasileiros marginalizados, e buscou inserção soberana na cena global, após anos de submissão a interesses externos.
 Os partidos da oposição tentam apenas confundir a opinião pública. Quando pressionam a mais alta Corte do País, o STF, estão preocupados em fazer da ação penal 470 um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula .
A mesquinharia será, mais uma vez, rejeitada pelo povo.

Rui Falcão, PT
Eduardo Campos, PSB
Valdir Raupp, PMDB
Renato Rabelo, PCdoB
Carlos Lupi, PDT
Marcos Pereira, PRB.


 Brasília, 20 de setembro de 2012.

A cultura ganhou mais visibilidade após a gestão do PT

Divulgação

 Em 2001, Recife viu o surgimento de uma nova forma de gerir a cultura da cidade. A criação da secretaria de Cultura, desmembrada da antiga secretaria de Cultura e Esportes, foi um dos pontos iniciais para que toda uma política cultural fosse efetivamente implementada. A partir desse momento, a produção cultural recifense viu efetivamente surgir um plano estratégico de ações pensando a longo prazo.
 Com a secretaria de Cultura, foram desenvolvidas ações no sentido de incluir a participação dos artistas no processo político, dando prioridade a uma política cultural que reposicionasse e buscasse revalorizar a produção local. Os resultados disso puderam ser vistos na formatação do Carnaval Multicultural, do São João do Recife e do Natal Iluminado.
 “O nosso objetivo era criar uma estrutura de economia da cultura que acabou fortalecendo o turismo na cidade”, comenta João Roberto Peixe (foto acima), secretário de Cultura do Recife durante a gestão de João Paulo. “Criamos a marca do Carnaval Multicultural, colocando o Recife no ciclo dos principais carnavais do país; mudamos o formato do São João, valorizando da cultura sertaneja de raiz e da tradição do forró pé-de-serra; e remodelamos o Natal, focando em tradições natalinas locais – a exemplo do pastoril”, conta.
 Além disso, a valorização e a criação de novos espaços culturais, como o Núcleo de São José, a recuperação do casario do Pátio de São Pedro, o Memorial Luiz Gonzaga, o Núcleo da Cultura Afro, o Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV) e o Museu de Arte Popular do Recife foram essenciais para garantir à cidade a realização de um calendário cultural forte.
 Muitas conquistas foram alcançadas, mas ainda há muito a se fazer para que a produção cultural recifense tenha o espaço que merece. Com esse objetivo, Humberto pretende desenvolver uma série de ações que busquem reafirmar a Cultura como política pública prioritária do governo municipal e como um dos pilares do desenvolvimento sustentável local, incorporando a agenda da Economia Criativa.
 Para isso, vai conceder isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os artistas locais; dotar todas as RPA’s de equipamentos culturais básicos, como teatros, cinemas, museus, bibliotecas e espaços multimeios, implantar a Rede de Refinarias Multiculturais do Recife e articular, junto ao Governo Federal, a construção da Escola Técnica da Diversidade Cultural.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Conheça os 13 compromissos de Humberto com a Cultura do Recife



Divulgação
  1. Reafirmar a cultura como política pública prioritária do governo municipal e um dos pilares do desenvolvimento sustentável da cidade do Recife;
  2. Valorizar a diversidade cultural local, consolidando o Recife como a “Capital Multicultural do Brasil”;
  3.  Articular parceria com o governo federal para implementar o Programa Cultura Viva, possibilitando a ampliação dos Pontos de Cultura na cidade do Recife;
  4.  Garantir a  instalação da Rádio Pública Frei Caneca;
  5.  Estruturar a gestão, fomentar e potencializar as ações do governo municipal no campo da economia criativa;
  6.  Retomar o processo de implementação do Plano do Complexo Turístico Cultural Recife/Olinda;
  7.  Promover internacionalmente a cidade do Recife durante o período de realização da Copa do Mundo de 2014;
  8.  Estabelecer convênios de cooperação e intercâmbio cultural com cidades brasileiras e de outros países;
  9.  Ampliar os recursos destinados ao fomento da produção cultural na cidade do Recife.
  10. Viabilizar meios para que todas as RPAs tenham pleno acesso aos bens e serviços culturais e sejam dotadas de equipamentos básicos de cultura;
  11.  Assegurar o funcionamento da rede de equipamentos culturais do município com programação e infraestrutura compatíveis e criar os Conselhos Gestores dos Espaços Culturais;
  12.  Fortalecer e Institucionalizar o Sistema Municipal de Cultura, integrado ao Sistema Nacional de Cultura;
  13.  Valorizar, reestruturar e capacitar o Quadro de Funcionários da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O Recife ressaltou sua multiculturalidade através do PT


 Quando brilham os primeiros raios de sol do sábado de 'Zé' Pereira, o Recife já está todo vestido à espera das pessoas e dos ritmos que fazem a cultura da nossa cidade. É porque aqui o Carnaval começa antes e as ruas já estão todas em festa, em reverência às nossas tradições. A partir de 2001, a diversidade da nossa cultura ganhou força, quando o Carnaval se tornou Multicultural.
 Foi durante a gestão de João Paulo, com João Roberto Peixe como secretário de Cultura, que o Calendário Cultural da cidade foi efetivamente estruturado. “Investimos na criação de um calendário cultural para fortalecer e dar mais espaço às apresentações das expressões locais”, comenta Peixe. “O Carnaval Multicultural se tornou uma marca que colocou o Recife no ciclo dos principais carnavais do país”, afirmou.
 Algumas estratégias foram fundamentais para a estruturação de uma nova forma de fazer carnaval. A iniciativa de descentralizar a festa e levar as expressões culturais para as diversas regiões da cidade facilitou a inclusão de diversos setores da sociedade no evento, e garantiu a participação de comunidades mais periféricas, tornando o carnaval uma festa efetivamente popular.
 Buscando um equilíbrio entre as atrações de palco e de chão, foi oferecido apoio da prefeitura para que as diversas agremiações tradicionais tivessem condições de se apresentar melhor. Isso permitiu que 90% da programação fosse composta por atrações locais. Além disso, há um esforço para que todas linguagens sejam contempladas, valorizando tanto a produção cultural mais tradicional quanto a mais contemporânea.
 Aberto, democrático e principalmente, descentralizado, o carnaval se tornou um dos principais eventos de valorização da riqueza da nossa cultura. “O PT conseguiu mostrar que a cultura do Recife e de Pernambuco não era aquela das micaretas, mas do Multicultural”, comenta o candidato do PT à prefeitura, Humberto Costa.
 “Queremos garantir que artistas possam ter as condições necessárias para sobreviver de cultura e de sua arte e as políticas implementadas até aqui caminharam nessa perspectiva. O objetivo é fortalecer o que já foi conquistado e dar continuidade a esse processo”, defende Humberto. Para isso, ele assumiu o compromisso de implementar os 13 pontos da Cultura sinalizados pela classe artística em ato cultural de apoio à sua candidatura.